domingo, 22 de julho de 2012

Colégio Santa Inês cria modelo de parque de diversão inteiramente sustentável


Fonte: legozoom.com

Alunos projetaram área de lazer para a cidade árabe de Masdar: a primeira cidade do mundo planejada para ser inteiramente sustentável

Quando a criatividade, inovação e conhecimento se unem, os resultados são impressionantes. Os alunos do Colégio Santa Inês, na cidade de São José do Rio Pardo (SP), demonstraram isso na prática ao projetarem um parque de diversão totalmente sustentável. O modelo foi criado como sugestão de lazer para a cidade árabe de Masdar, a primeira cidade inteiramente sustentável, planejada para tornar-se neutra em emissão de CO2. O objetivo do projeto era mostrar aos alunos que é possível produzir tecnologia com energia 100% limpa, ou seja, sem a queima de combustível, o que causa grandes danos ao meio ambiente. Os alunos do Ensino Infantil e Fundamental I e II utilizaram as soluções de aprendizagem da ZOOM e os kits de tecnologia da LEGO ® Education para embarcar nesse projeto de aprendizado, conscientização e diversão.

O trabalho foi inspirado na cidade de Masdar, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, que está sendo construída para ser o modelo de cidade sustentável no século XXII. A cidade fica no meio do deserto e estima ter ao menos 40 mil pessoas morando nela até 2015. Orientados pelo professor Alexandre de Almeida no estudo desta cidade modelo, os alunos tiveram a ideia de levar um pouco de alegria e diversão para os moradores, projetando um parque que também se encaixaria nos moldes de sustentabilidade. 

Com produção de energia 100% limpa, o parque é formado por brinquedos como trem-robô, elevador, xícara maluca, além de uma lanchonete para as refeições. Todos impulsionados por meio da energia solar. “Durante as aulas, passei aos alunos um olhar diferenciado em relação à sustentabilidade, segurança e diversão. Eles adoraram trabalhar na construção desse parque e ficavam alegres e orgulhosos quando viam que tudo estava dando certo e funcionando”, explica Almeida.

A produção da energia totalmente limpa e sustentável, opção utilizada no projeto dos alunos, foi testada e comprovada por meio de experiências com um dispositivo inovador, criado pelo professor Alexandre e seus alunos: o dispositivo multiplicador de energia. “A gente se inspirou na tecnologia empregada nos carros elétricos que são utilizados por aí, mas ainda não são populares. Utilizando peças LEGO, NXT e um dínamo, provamos que seria possível multiplicar a energia cinética – quantidade de trabalho a ser realizado sobre um objeto para modificar a sua velocidade – de qualquer motor em movimento, transformando-a em energia elétrica”, explica o professor. 

No final do semestre, a escola ainda proporcionou uma festa junina diferenciada. Ao invés de um coelhinho normal para a brincadeira da toca, os alunos projetaram um coelho robô, utilizando o NXT. “A brincadeira foi um sucesso! Gostamos de trabalhar com as soluções de aprendizagem da ZOOM e os kits de tecnologia da LEGO Education, pois eles conseguem reunir todos os pontos, ensinando o conteúdo na prática. O aluno aprende, vê acontecer e acaba se divertindo, também”, completa Almeida.

Você pode conferir a exposição do parque de diversões sustentável e aprender mais sobre este incrível trabalho no YouTube





legoaqui.blogspot.com