
Vencedores do Prêmio Inovação Global FIRST® LEGO® League (FLL®) de 2011, a equipe de robótica norte-americana ‘Flying Monkeys’ foi convidada pelo Departamento de Estado do país para participar da Rio+20, representando as ações inovadoras do governo americano na área da educação com destaque para os esforços e resultados demonstrados pela juventude. Na conferência mundial, a equipe apresentará o trabalho desenvolvido e premiado durante as competições da FLL®: um dispositivo semelhante a uma mão protética. Enquanto estiverem no Rio de Janeiro, as jovens também aproveitarão para passear e conhecer alguns pontos turísticos da Cidade Maravilhosa.
Formada por seis meninas com idade entre 12 e 14 anos, a Flying Monkeys desenvolveu sua criação a partir do projeto de pesquisa que apresentou na temporada Body Forward do Torneio FLL®. “Pensando nas pessoas que têm problemas nos membros, – principalmente pessoas que perderam a funcionalidade dos dedos por alguma razão – as garotas criaram um dispositivo que as ajuda a segurar e ter controle sobre objetos, permitindo a realização de atividades que, antes, não eram possíveis, devido a sua limitação”, explica Betsy Daniels, gerente da FIRST responsável pela vinda da Flying Monkeys ao Brasil. Depois de meses de muita pesquisa, testes e alguns ajustes, as jovens conseguiram desenvolver um protótipo, garantindo que, além de ter baixo custo, o dispositivo pode ser produzido de forma a ser compatível com o tamanho de qualquer mão. Atualmente, a invenção está em processo de patente nos Estados Unidos.

A pequena Danielle Fairchild, de apenas 3 anos, conseguiu desenhar pela primeira vez, utilizando o dispositivo criado pela Flying Monkeys
O convite para participarem da Rio+20 veio como forma de reconhecimento ao trabalho da Flying Monkeys. “A equipe é uma demonstração ao resto do mundo de como os investimentos do governo americano na educação científica e tecnológica de crianças e adolescentes vêm trazendo resultados inovadores no país”, afirma a gerente. Há algum tempo, a equipe foi convidada à Casa Branca pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para participar de um fórum de ciência e tecnologia e agora, na Rio+20, apresentará sua invenção em dois eventos abertos ao público. Nesta sexta-feira, 15 de junho, a Flying Monkeys participará de um dos eventos paralelo ao Fórum do Conselho Internacional para a Ciência (ICSU) , às 18h e, no domingo (17), se apresenta em outro evento no US Center, às 10h30m.
Aproveitando a viagem para o Rio de Janeiro, as meninas da Flying Monkeys já montaram um roteiro turístico para conhecer as principais belezas da terra do Cristo Redentor. Além desse monumento, que figura entre as sete maravilhas do mundo moderno, as jovens também planejam visitar o Pão de Açúcar, o Jardim Botânico do Rio, o Museu do índio, conhecer as famosas praias do Rio de Janeiro e ainda fazer compras numa Feira Hippie de Ipanema. No domingo, a equipe tem na agenda a partida de futebol Flamengo vs. Santos, no Engenhão.